2º ciclo 3º ciclo

Escola Básica de Telheiras
Rua Professor Mário Chicó
1600-645 Lisboa
TM: 933 096 390 / T: 217 543 730 
ebt@aevf.pt

EB Telheiras

Avaliações finais do 2º período

As avaliações finais do 2º período estão disponíveis para consulta no portal da aplicação Inovar Consulta para todas as turmas.


Orçamento participativo da Escola - 2021

OPE2021

O Orçamento Participativo das Escolas está de volta, pelo quinto ano consecutivo. Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola, que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Mais informações em https://opescolas.pt/


Campanha Solidária de Angariação de Bens Alimentares

Dada a grave situação económica e social em que se encontram muitas famílias portuguesas, e em virtude das medidas de confinamento e controlo sanitário impostas pelo governo, as campanhas de recolha de donativos e de géneros de primeira necessidade, por parte das diversas organizações de carácter social, ficaram seriamente comprometidas durante o corrente ano.

Entre estas organizações encontra-se a Conferência de S. Vicente Paulo, de Carnide, cuja missão é, entre outras, apoiar as famílias carenciadas da Freguesia. Assim, e tendo consciência de que entre muitas destas famílias se encontram diversas famílias de alunos do agrupamento, foi organizada uma campanha solidária, que decorreu nas escolas do AEVF entre os dias 2 e 18 de Dezembro, e teve como objectivo a angariação de bens alimentares de primeira necessidade. Estes bens reverteram, posteriormente, a favor da Conferência Vicentina.

A esta iniciativa aderiram, de modo particular, os alunos de EMRC do nosso agrupamento.

A participação dos alunos das escolas, dos pais e encarregados de educação, assim como dos demais membros da nossa comunidade escolar, foi extraordinária e, traduziu-se, na angariação de uma quantidade considerável de bens que, se espera, ir durar para os próximos meses.

Não podemos deixar de ressalvar, e sem desprezar o contributo de todos os que puderam ajudar, a grande generosidade e prontidão da Direcção Escolar e dos Coordenadores das diversas escolas que, fraternamente, se empenharam nesta missão.

Gostaríamos ainda de salientar o modo amoroso como todos, e atendendo ao nosso pedido de juntarem aos donativos alguns géneros adequados à quadra natalícia, não se esqueceram de enviar, entre os produtos oferecidos, as broas, passas e figos, frutos secos, bacalhau e chocolates.

Deixamos deste modo, a toda a nossa querida comunidade escolar, o nosso agradecimento por terem tornado, de modo tão terno e generoso, um pouco mais feliz o Natal de muitas famílias.

A Conferência Vicentina enviou-nos a sua gratidão pela ajuda prestada e pede, a quem atravessa momentos difíceis que, se dirija, sem constrangimentos, à Igreja da Luz, aonde será acolhido de braços abertos.

Por fim, e com reiterados agradecimentos, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal.

A Professora de Educação Moral e Religiosa Católica

Sofia Nunes


Projeto ASAS 80

No âmbito da disciplina de História e a representar todo o agrupamento, o aluno Gil Cordeiro do 9º2ª, da EBT, participou no projeto ASAS 80, que pretende celebrar os 80 anos do gesto heróico de Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de vidas do terror nazi.

Descrição do quadro:

"O quadro é composto por 4 elementos, a gaivota, as duas caveiras e o coração. A gaivota personifica Aristídes de Sousa Mendes e o povo judeu. Representa uma ave livre mas que se encontra rodeada e encurralada pela morte (caveiras) dos seus amigos e família, representa o clima que surgiu com o genocídio das gaivotas. O coração é mais uma vez a liberdade e o amor retirado a sangue frio das gaivotas"

Gil Cordeiro

Gaivota Gil Cordeiro

 


Inscrição nos exames - novos procedimentos

Email para envio das inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Exames do secundário

Provas do básico


Concerto de Natal na EB Telheiras

Excerto do Concerto de Natal realizado na Escola Básica de Telheiras no dia 17 de dezembro de 2019, com alunos de 5º e 6º anos da docente Maria Eduarda Monterroso

ConcertoNatal ebt2019

 


NEPSO - Escola Opinião 2017/2018

Em outubro de 2017, o Professor de Ciências Naturais, Pedro Narciso, lançou um desafio aos alunos do 9º3ª e do 9º2ª da Escola Básica de Telheiras:

Vamos desenvolver um projeto através do qual podíamos aprofundar conhecimentos sobre alimentação, em geral, e sobre alguns hábitos e escolhas alimentares dos alunos da nossa escola?

Nasceu o tema Comer Bem, Pensar Melhor, com o qual os alunos do 9º3ª e um aluno do 9º2ª se candidataram ao Projeto NEPSO - Escola de Opinião, da Fundação Vox Populi, com a colaboração da professora Ana Chaves.

A Fundação Vox Populi conta com o apoio institucional do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção Geral da Educação, com o objetivo de divulgar e incentivar o uso dos Estudos de Opinião nas escolas portuguesas, como instrumento pedagógico para incrementar a literacia e como forma de aumentar os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos e a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos. Em última análise, como forma de desenvolver o sentido de cidadania dos jovens portugueses, através da consciencialização para as realidades envolventes e a mudança de atitudes que esse conhecimento pode implicar.

O júri constituído por 5 elementos, profissionais ligados à área das Sondagens de Opinião, elementos do Ministério da Educação e profissionais ligados à Educação nomeados pela Fundação Vox Populi, decidiram atribuir ao projeto Comer bem, pensar melhor o prémio de melhor trabalho NEPSO - Escola Opinião 2017/2018.

Com essa honrosa classificação, a Escola Básica de Telheiras foi ao Brasil/Caxias do Sul, entre 24 e 31 de outubro de 2018, apresentar internacionalmente o seu trabalho no XVIII Seminário Escola e Pesquisa-um encontro possível, e conhecer novas realidades educativas, sociais e culturais, numa comitiva de 1 professor, 3 alunas e os dois principais responsáveis do NEPSO em Portugal.

Parabéns para os alunos e professores que participaram nesta iniciativa.

 

Nepso1 Nepso2 Nepso3