Skip to main content

2º ciclo 3º ciclo

Escola Básica de Telheiras
Rua Professor Mário Chicó
1600-645 Lisboa
TM: 933 096 390 / T: 217 543 730 
ebt@aevf.pt

EB Telheiras

Pancake Race em Telheiras

Na semana de 13 a 17 de fevereiro, os Professores de Inglês do 2.º ciclo organizaram a tradicional Pancake Race (Corrida da Panqueca), uma tradição do Reino Unido que tem vindo a conquistar espaço em várias escolas do nosso país.

 

  • Última atualização em .

Parlamento dos Jovens - Escola Básica de Telheiras

A Escola Básica de Telheiras, do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, participou pela primeira vez no programa Parlamento dos Jovens, sendo a temática proposta para o presente ano letivo subordinada à Saúde Mental. As várias fases do processo foram pautadas pelo interesse, envolvimento e motivação dos jovens estudantes.

 

  • Última atualização em .

Informação greve

Estando convocada uma Greve Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública, para o dia 18/11/2022, informa-se a comunidade educativa de que poderá não ser possível assegurar o normal funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino do AEVF.

  • Última atualização em .

Novas cores na EBT

A Escola Básica de Telheiras, vem por este meio agradecer à Leroy Merlin da Alta de Lisboa a generosa doação de tintas e matérias de pintura, que nos permitiram recuperar os espaços exteriores, gerando ambientes mais coloridos e atrativos para os nossos alunos.

Numa escola que acusa o peso dos anos foi assim possível, com a colaboração dos nossos alunos finalistas do 9.º 1, 9.º 2 e 9.º 4, dar novas cores aos espaços de convívio exterior, papeleiras e bebedouros.

O nosso sincero agradecimento à Leroy Merlin da Alta de Lisboa e ao seu Diretor de Loja, Gil Dias, que tivemos o prazer de receber neste animado dia de pinturas!

Muito obrigada a todos!

 

 novasCoresEBT 05  novasCoresEBT 06
 novasCoresEBT 03  novasCoresEBT 04

 

  • Última atualização em .

As Artes comemoram a Primavera

Tendo como mote de partida a chegada da primavera a Escola Básica de Telheiras, a Professora Ana Paula Cardoso, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, apresentou aos alunos a proposta de criarem, na entrada da Escola, um cenário de fantasia e comemoração desta estação cheia de aluz e alegria!

O resultado não podia ser melhor...as cores, os animais, as flores...existe algo melhor do que ser recebido assim na escola?

Obrigada a todos os que colaboraram!

 

  • Última atualização em .

OPE 2022

Decorreu no dia 24 de março de 2022, a votação online para o Orçamento Participativo das Escolas (OPE) 2022. Foram um total de 6 propostas e os resultados da votação foram os seguintes:

Escola Básica de São Vicente

  • Proposta A – Sem isolamento com webcams! – 21 votos
  • Proposta B – Ouça tudo com colunas de som – 138 votos (proposta vencedora)

Escola Básica de Telheiras

  • Proposta A – Aprender e Brincar – Requalificação da Ludoteca – 43 votos (proposta vencedora)
  • Proposta B – Upgrade ao Laboratório de FQ – 25 votos

Escola Secundária Vergílio Ferreira

  • Proposta A – Relógios em sala de aula – Valorização do Espaço Exterior – 100 votos
  • Proposta B – Uma Esplanada com Escola – 269 votos (proposta vencedora)

O AEVF agradece o interesse dos alunos nas propostas apresentadas e a participação no OPE 2022. A implementação das propostas vencedoras será um ótimo contributo para a valorização do espaço escolar e para o bem-estar da comunidade educativa. Parabéns a todos os participantes e, em especial, às propostas vencedoras!

  • Última atualização em .

Carnaval na EBT

Com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais e proporcionar um saudável convívio entre toda a comunidade escolar, no dia 28 de fevereiro os alunos da nossa Escola comemoraram o Carnaval com a confecção de fatos e máscaras para realização do desfile de carnaval, no 2.º ciclo e a vinda à Escola do carrinho de pipocas e algodão doce.

 

  • Última atualização em .

Comboios de bicicletas em Lisboa

O Programa Municipal dos Comboios de Bicicletas de Lisboa está de volta na Escola Básica de Telheiras - um programa em que os alunos vão para a escola de bicicleta acompanhados por adultos monitores credenciados. Tal como um “comboio” normal, tem uma linha/percurso e horários definidos.

 

  • Última atualização em .

Semana dos afetos na EBT

Entre 14 e 18 de fevereiro a Escola Básica de Telheiras celebra a semana dos afetos, onde pretendemos realçar os valores do respeito, amizade, estima, carinho e companheirismo, que nos devem acompanhar todos os dias!

  • Última atualização em .

Projeto Natal Diferente na EB Telheiras – 1 postal = 1 sorriso

A Escola Básica de Telheiras, em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCM-UNL), participou no projeto Natal Diferente, que se tem realizado ao longo dos anos, na manhã de dia 24 de dezembro. 

  • Última atualização em .

O Magusto na Escola Básica de Telheiras

Com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais e proporcionar um saudável convívio entre toda a comunidade escolar, os alunos da nossa Escola comemoraram o dia de S. Martinho com a realização do tradicional Magusto, com a vinda à Escola do Assador de castanhas.

Os alunos de 2.º ciclo tiveram ainda a oportunidade de explorar histórias, textos, e lendas e elaborar diversos trabalhos de expressão plástica relacionados com as castanhas e a lenda de São Martinho.

Pretende-se, com esta atividade aliar a aprendizagem à criatividade num momento de boa disposição e diversão, pois consideramos que, na vida dos alunos, as tradições desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da sua identidade cultural, que virão a ser a base para o desenvolvimento da cidadania, patriotismo e responsabilidade social, quando adultos.

magustoEBT 2021

  • Última atualização em .

"À Conversa Com..." Domingos Fernandes – Avaliação das Aprendizagens

As dúvidas assolam-nos todos os dias e em todos os momentos sempre que paramos para pensar na melhor e mais adequada forma de avaliarmos os nossos alunos, todos eles, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, tendo sempre como objetivo principal uma aprendizagem significativa que seja acompanhada do Bem Estare do Querer viver a escola.

Ora, como tão bem sabemos, as dúvidas e as incertezas são muito mais do que as certezas, nada como ouvir, aprender e partilhar com quem sabe e é detentor de um conhecimento alicerçado na Investigação, na Ciência e na Prática Profissional.

Assim, para um momento de aprendizagem e reflexão, convidámos um Professor, Pedagogo, Investigador, com provas dadas na Avaliação das Aprendizagens e nas Políticas Educativas, o Professor Doutor Domingos Fernandes, catedrático no Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Ao longo de dezassete anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa.

Foi um gratificante e interessante desafio termos participado nesta Conferência/Palestra, seguida de um debate riquíssimo sobre a Avaliação das Aprendizagens. O nosso pensamento foi interpelado sobre a importância que o feedback, os critérios e os instrumentos de avaliação assumem na melhoria das aprendizagens dos alunos.

 

20211021 a conversa com 1 20211021 a conversa com 1

 

  • Última atualização em .

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2021

No âmbito do Orçamento Participativo das Escolas 2021, foram apresentadas três propostas, duas na Escola Secundária Vergílio Ferreira e uma na Escola Básica de Telheiras. Estas propostas constituem projetos que visam melhorar as escolas envolvidas.

PROPOSTAS APRESENTADAS

EB Telheiras

ES Vergílio Ferreira

 

Este ano, a votação terá lugar online no dia 24 de maio, entre as 8.30 e as 19:00. Nesse dia, será enviado, para o email institucional dos alunos, um link que dará acesso à votação, com garantia de confidencialidade de todo o processo, designadamente, o princípio do voto secreto.

Contamos com a participação de todos os alunos (do 3.º ciclo e do ensino secundário da EBT e da ESVF) na votação.

  • Última atualização em .

Orçamento participativo da Escola - 2021

OPE2021

O Orçamento Participativo das Escolas está de volta, pelo quinto ano consecutivo. Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola, que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Mais informações em https://opescolas.pt/

  • Última atualização em .

Campanha Solidária de Angariação de Bens Alimentares

Dada a grave situação económica e social em que se encontram muitas famílias portuguesas, e em virtude das medidas de confinamento e controlo sanitário impostas pelo governo, as campanhas de recolha de donativos e de géneros de primeira necessidade, por parte das diversas organizações de carácter social, ficaram seriamente comprometidas durante o corrente ano.

Entre estas organizações encontra-se a Conferência de S. Vicente Paulo, de Carnide, cuja missão é, entre outras, apoiar as famílias carenciadas da Freguesia. Assim, e tendo consciência de que entre muitas destas famílias se encontram diversas famílias de alunos do agrupamento, foi organizada uma campanha solidária, que decorreu nas escolas do AEVF entre os dias 2 e 18 de Dezembro, e teve como objectivo a angariação de bens alimentares de primeira necessidade. Estes bens reverteram, posteriormente, a favor da Conferência Vicentina.

A esta iniciativa aderiram, de modo particular, os alunos de EMRC do nosso agrupamento.

A participação dos alunos das escolas, dos pais e encarregados de educação, assim como dos demais membros da nossa comunidade escolar, foi extraordinária e, traduziu-se, na angariação de uma quantidade considerável de bens que, se espera, ir durar para os próximos meses.

Não podemos deixar de ressalvar, e sem desprezar o contributo de todos os que puderam ajudar, a grande generosidade e prontidão da Direcção Escolar e dos Coordenadores das diversas escolas que, fraternamente, se empenharam nesta missão.

Gostaríamos ainda de salientar o modo amoroso como todos, e atendendo ao nosso pedido de juntarem aos donativos alguns géneros adequados à quadra natalícia, não se esqueceram de enviar, entre os produtos oferecidos, as broas, passas e figos, frutos secos, bacalhau e chocolates.

Deixamos deste modo, a toda a nossa querida comunidade escolar, o nosso agradecimento por terem tornado, de modo tão terno e generoso, um pouco mais feliz o Natal de muitas famílias.

A Conferência Vicentina enviou-nos a sua gratidão pela ajuda prestada e pede, a quem atravessa momentos difíceis que, se dirija, sem constrangimentos, à Igreja da Luz, aonde será acolhido de braços abertos.

Por fim, e com reiterados agradecimentos, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal.

A Professora de Educação Moral e Religiosa Católica

Sofia Nunes

  • Última atualização em .