Aplicações

 
Classroom Classroom
Email Email
Inovar Consulta Inovar Consulta
SIGE SIGE
 
Inovar Docentes Inovar Docentes
Inovar Consulta Inovar PAA
Restrito Restrito
 

2º ciclo 3º ciclo

Escola Básica de Telheiras
Rua Professor Mário Chicó
1600-645 Lisboa
T: 217 543 730 / F: 217 576 702
ebt@aevf.pt

EB Telheiras

Concerto de Natal na EB Telheiras

Excerto do Concerto de Natal realizado na Escola Básica de Telheiras no dia 17 de dezembro de 2019, com alunos de 5º e 6º anos da docente Maria Eduarda Monterroso

ConcertoNatal ebt2019

 


Avaliações do 1º período

Os Encarregados de Educação podem aceder ao portal da aplicação Inovar para consultar as avaliações do 1º período das turmas do 1º ao 12º ano.


NEPSO - Escola Opinião 2017/2018

Em outubro de 2017, o Professor de Ciências Naturais, Pedro Narciso, lançou um desafio aos alunos do 9º3ª e do 9º2ª da Escola Básica de Telheiras:

Vamos desenvolver um projeto através do qual podíamos aprofundar conhecimentos sobre alimentação, em geral, e sobre alguns hábitos e escolhas alimentares dos alunos da nossa escola?

Nasceu o tema Comer Bem, Pensar Melhor, com o qual os alunos do 9º3ª e um aluno do 9º2ª se candidataram ao Projeto NEPSO - Escola de Opinião, da Fundação Vox Populi, com a colaboração da professora Ana Chaves.

A Fundação Vox Populi conta com o apoio institucional do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção Geral da Educação, com o objetivo de divulgar e incentivar o uso dos Estudos de Opinião nas escolas portuguesas, como instrumento pedagógico para incrementar a literacia e como forma de aumentar os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos e a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos. Em última análise, como forma de desenvolver o sentido de cidadania dos jovens portugueses, através da consciencialização para as realidades envolventes e a mudança de atitudes que esse conhecimento pode implicar.

O júri constituído por 5 elementos, profissionais ligados à área das Sondagens de Opinião, elementos do Ministério da Educação e profissionais ligados à Educação nomeados pela Fundação Vox Populi, decidiram atribuir ao projeto Comer bem, pensar melhor o prémio de melhor trabalho NEPSO - Escola Opinião 2017/2018.

Com essa honrosa classificação, a Escola Básica de Telheiras foi ao Brasil/Caxias do Sul, entre 24 e 31 de outubro de 2018, apresentar internacionalmente o seu trabalho no XVIII Seminário Escola e Pesquisa-um encontro possível, e conhecer novas realidades educativas, sociais e culturais, numa comitiva de 1 professor, 3 alunas e os dois principais responsáveis do NEPSO em Portugal.

Parabéns para os alunos e professores que participaram nesta iniciativa.

 

Nepso1 Nepso2 Nepso3

 


Orçamento participativo da Escola - 2018

 

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Consulte os documentos abaixo para saber mais:

 


5º Parque Natal na EB Telheiras

No próximo DIA 16 DE DEZEMBRO, sábado, das 11h00 às 16h00, a Escola Básica de Telheiras vai realizar o 5º PARQUE NATAL, um espaço de vendas na Escola, aberto a todos os interessados. Organizado pela Associação de Pais (AP), Alunos e Professores destina-se a proporcionar um momento de interação na comunidade de Telheiras, entre alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e população em geral, através da compra e venda de produtos.

A sua realização decorre da aquisição de mesas por parte de qualquer pessoa (da escola ou exterior a ela) que queira vender objetos novos ou usados (por exemplo, roupas, discos, brincos, colares, carteiras, malas, livros, loiças, etc.). Cada mesa tem o custo de 7,50 euros e as suas dimensões são 120 cm X 60 cm. Para se inscreverem é apenas necessário:

  1. O preenchimento da Ficha de Inscrição, que estará disponível na secretaria da Escola Básica de Telheiras;
  2. A entrega da Ficha de Inscrição, com o pagamento do número de mesas desejado, na referida secretaria.

Todo o lucro resultante das vendas é para o próprio vendedor. O valor das mesas destina-se, para atividades dos alunos a apoiar pela AP. Para um bom momento de convivio, basta aparecer! Quaisquer dúvida, podem contactar o Associação de Pais Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou diretamente na nossa página de Facebook. Se não quiserem vender, venham comprar e divertir-se com toda a família! Qualquer um pode participar… contamos com a sua visita!

NOTA: Para os vendedores e organização, a escola abre portas às 9h30


E o DELF?...

"O Club DELF cresceu!..." - dissemos numa notícia de há uns meses. E cresceu muitíssimo!

DELF 2017 1Vamos dar-vos as novidades:
- em 2016 apresentaram-se a exame 11 alunos; em 2017, foram 55, dos quais 50 obtiveram sucesso, a maior parte com ótimas classificações;
- no ano passado, a proposta foi feita apenas a alunos do 9º ano; agora, cerca de metade eram desse nível, outra metade do 8º; e houve ainda 2 estudantes do 10º que, mesmo não tendo a Francês no seu currículo, quiseram desenvolver as suas competências e prosseguir para um nível mais avançado;
- anteriormente, tinha havido candidatos apenas ao A2; este ano, tivemos B1 e B2;
- o projeto alargou-se a todas as escolas do 3º ciclo e ao Secundário.

E houve ainda outra grande diferença: tendo em conta o considerável número de alunos do AEVF
e as potencialidades, a nível do espaço físico, para receber candidatos de fora do Agrupamento,
a Escola Básica de São Vicente apresentou junto da Alliance Française a proposta de se tornar um centro de exames ("centre de passation"). Acolhemos, por isso, mais de 100 jovens, do 7º ao 12º ano e de todos os níveis de língua.
Os nossos visitantes eram provenientes dos seguintes agrupamentos ou estabelecimentos de ensino: A.E. de Massamá, A.E. Frei Gonçalo de Azevedo, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Colégio Valsassina, EB 2+3 Ferreira de Castro, Escola Sec. Ferreira Dias e Instituto Espanhol.

DELF 2017 2

As provas, escritas e orais, realizaram-se entre os dias 2 e 4 de maio, com júris da Alliance Française.

Agradecemos aos professores de diversas disciplinas que foram vigilantes/aplicadores das provas e a todos os que viram as suas aulas e horários afetados por este motivo; aos funcionários, que se "desdobraram" em esforço e em tempo; às Coordenações e à Direção por todo o apoio prestado.

Pretendemos, em 2018, manter ou aumentar o nível de adesão a esta iniciativa, que, além de melhorar o desempenho em Francês, confere aos alunos um diploma que será uma mais-valia para a sua vida académica e profissional.

Os diplomas serão entregues em cerimónia própria, em setembro.


+ info

http://www.alliancefr.pt/af/lisboa/diplomas/delf-dalf
http://www.dge.mec.pt/quadro-europeu-comum-de-referencia-para-linguas


Sensibilização - Plano de segurança

No decorrer do mês de maio, tiveram lugar na EBT ações de sensibilização subordinadas ao tema Plano de Segurança Interno - Medidas de Autoproteção, destinadas a alunos, assistentes operacionais e professores. As sessões com alunos delegados e subdelegados das turmas foram dinamizadas pelas encarregadas de educação Ana Suspiro e Margarida Pedrosa, as quais integram este projeto. Tendo em vista a sensibilização da comunidade escolar, foi desenvolvido o folheto informativo que aqui se apresenta.

Sessao prevencaoEBT