No âmbito do dia Mundial do Braille (4 de janeiro), a professora de Educação Especial no domínio da visão Gorete Barros está a dinamizar com os 3º e 4º anos de todas as escolas do Agrupamento uma atividade lúdica/pedagógica sobre a temática.
Dada a grave situação económica e social em que se encontram muitas famílias portuguesas, e em virtude das medidas de confinamento e controlo sanitário impostas pelo governo, as campanhas de recolha de donativos e de géneros de primeira necessidade, por parte das diversas organizações de carácter social, ficaram seriamente comprometidas durante o corrente ano.
Entre estas organizações encontra-se a Conferência de S. Vicente Paulo, de Carnide, cuja missão é, entre outras, apoiar as famílias carenciadas da Freguesia. Assim, e tendo consciência de que entre muitas destas famílias se encontram diversas famílias de alunos do agrupamento, foi organizada uma campanha solidária, que decorreu nas escolas do AEVF entre os dias 2 e 18 de Dezembro, e teve como objectivo a angariação de bens alimentares de primeira necessidade. Estes bens reverteram, posteriormente, a favor da Conferência Vicentina.
A esta iniciativa aderiram, de modo particular, os alunos de EMRC do nosso agrupamento.
A participação dos alunos das escolas, dos pais e encarregados de educação, assim como dos demais membros da nossa comunidade escolar, foi extraordinária e, traduziu-se, na angariação de uma quantidade considerável de bens que, se espera, ir durar para os próximos meses.
Não podemos deixar de ressalvar, e sem desprezar o contributo de todos os que puderam ajudar, a grande generosidade e prontidão da Direcção Escolar e dos Coordenadores das diversas escolas que, fraternamente, se empenharam nesta missão.
Gostaríamos ainda de salientar o modo amoroso como todos, e atendendo ao nosso pedido de juntarem aos donativos alguns géneros adequados à quadra natalícia, não se esqueceram de enviar, entre os produtos oferecidos, as broas, passas e figos, frutos secos, bacalhau e chocolates.
Deixamos deste modo, a toda a nossa querida comunidade escolar, o nosso agradecimento por terem tornado, de modo tão terno e generoso, um pouco mais feliz o Natal de muitas famílias.
A Conferência Vicentina enviou-nos a sua gratidão pela ajuda prestada e pede, a quem atravessa momentos difíceis que, se dirija, sem constrangimentos, à Igreja da Luz, aonde será acolhido de braços abertos.
Por fim, e com reiterados agradecimentos, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal.
A Professora de Educação Moral e Religiosa Católica
O Presidente da Assembleia Geral da Associação de Pais da Escola da Luz Carnide, informa que estão abertas as candidaturas à eleição de novos órgãos para representação da referida Associação.
As listas candidatas devem ser entregues até às 18h e 15 m do dia 16 de Outubro de 2019, à mesa da assembleia geral, o horário de votação irá decorrer entre as 18h30 e 19h15.
Só serão aceites as candidaturas cujos candidatos reportem a crianças matriculadas na EB1 Luz/Carnide e que tenham a quota deste ano letivo regularizada
Parabéns aos alunos Diogo Cravo (1º 1ª) e Carolina Carmo (2º 2ª), que obtiveram o 2º e 3º prémios respetivamente, no concurso “Saladas em Família”, inserido no projeto “Crescer Saudável”, desenvolvido na EB1 Luz/Carnide, promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Os alunos e as suas mães confecionaram uma salada, que foi apresentada ao júri do concurso, no dia 18 de junho de 2017, no Pavilhão do Conhecimento/Ciência Viva.
No dia 30 de janeiro comemora-se o nosso patrono, Vergílio Ferreira, com várias atividades nas escolas do nosso agrupamento. Pode consultá-las clicando na imagem.
No âmbito do Projeto Incursões pela Arte 2016 promovido pelo Gabinete de Arte Urbana (GAU) em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), Junta de Freguesia de Carnide (JFC) e Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira (AEVF), os alunos finalistas das EB1 Prista Monteiro e EB1 Luz-Carnide realizaram dois murais que ficaram registados na parede frontal exterior da Prista Monteiro e na parede interior do recreio da Luz-Carnide.
O trabalho foi previamente planeado pelos alunos, docentes e artistas plásticos envolvidos e realizado no dia 2 de maio com a participação de todos. Estes murais ficarão inscritos no roteiro da Primeira Edição do Festival de Arte Urbana que decorrerá entre 30 de abril e 15 de maio de 2016.
Esta Edição é organizada pelo GAU e JFC, em colaboração com as instituições e grupos locais.