2º ciclo 3º ciclo

Escola Básica de Telheiras
Rua Professor Mário Chicó
1600-645 Lisboa
T: 217 543 730 / F: 217 576 702
ebt@aevf.pt

EB Telheiras

E o DELF?...

"O Club DELF cresceu!..." - dissemos numa notícia de há uns meses. E cresceu muitíssimo!

DELF 2017 1Vamos dar-vos as novidades:
- em 2016 apresentaram-se a exame 11 alunos; em 2017, foram 55, dos quais 50 obtiveram sucesso, a maior parte com ótimas classificações;
- no ano passado, a proposta foi feita apenas a alunos do 9º ano; agora, cerca de metade eram desse nível, outra metade do 8º; e houve ainda 2 estudantes do 10º que, mesmo não tendo a Francês no seu currículo, quiseram desenvolver as suas competências e prosseguir para um nível mais avançado;
- anteriormente, tinha havido candidatos apenas ao A2; este ano, tivemos B1 e B2;
- o projeto alargou-se a todas as escolas do 3º ciclo e ao Secundário.

E houve ainda outra grande diferença: tendo em conta o considerável número de alunos do AEVF
e as potencialidades, a nível do espaço físico, para receber candidatos de fora do Agrupamento,
a Escola Básica de São Vicente apresentou junto da Alliance Française a proposta de se tornar um centro de exames ("centre de passation"). Acolhemos, por isso, mais de 100 jovens, do 7º ao 12º ano e de todos os níveis de língua.
Os nossos visitantes eram provenientes dos seguintes agrupamentos ou estabelecimentos de ensino: A.E. de Massamá, A.E. Frei Gonçalo de Azevedo, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Colégio Valsassina, EB 2+3 Ferreira de Castro, Escola Sec. Ferreira Dias e Instituto Espanhol.

DELF 2017 2

As provas, escritas e orais, realizaram-se entre os dias 2 e 4 de maio, com júris da Alliance Française.

Agradecemos aos professores de diversas disciplinas que foram vigilantes/aplicadores das provas e a todos os que viram as suas aulas e horários afetados por este motivo; aos funcionários, que se "desdobraram" em esforço e em tempo; às Coordenações e à Direção por todo o apoio prestado.

Pretendemos, em 2018, manter ou aumentar o nível de adesão a esta iniciativa, que, além de melhorar o desempenho em Francês, confere aos alunos um diploma que será uma mais-valia para a sua vida académica e profissional.

Os diplomas serão entregues em cerimónia própria, em setembro.


+ info

http://www.alliancefr.pt/af/lisboa/diplomas/delf-dalf
http://www.dge.mec.pt/quadro-europeu-comum-de-referencia-para-linguas


Avaliações do 3º período

Os Encarregados de Educação podem aceder ao portal da aplicação Inovar para consultar as avaliações das turmas do 5º ao 12º anos.


Mozart e a Matemática

No dia 24 de Maio, na EBT, decorreu a atividade “Mozart e a Matemática”.

Esta atividade também se poderia chamar "A Música da Matemática" ou a "Matemática da Música", por estabelecer a relação entre a matemática e a música - mais concretamente entre a música de Mozart e as suas partituras, sendo que a cereja no topo do bolo consistiu em perceber como Mozart estabeleceu essa relação, quase como um jogo matemático para compor música.

Coordenados pelo músico e professor de Matemática do ensino secundário da Escola Básica e Secundária do Pinheiro, em Penafiel, Paulo Gil, e acompanhados pela professora de música da mesma escola, deslocaram-se seis dos oito elementos/alunos que constituem o projeto “Cientistas de Palmo e Meio”, trazendo muito divertimento nos fantásticos desafios matemáticos que apresentaram, provocando a participação entusiasta dos nossos alunos das turmas 1ª, 2ª e 3ª do 7º ano, 1ª do 6º ano e dos alunos do Clube Matemática à Solta.

A Profª Emília Cerqueira (3º ciclo) organizou e coordenou este evento, tendo contado com a colaboração da Profª Graça Quartin Abreu (2º ciclo) e dos seus alunos.

  • mozart mat1
  • mozart mat2
  • mozart mat3
  • mozart mat4
  • mozart mat1
  • mozart mat2
  • mozart mat3
  • mozart mat4
 


Sensibilização - Plano de segurança

No decorrer do mês de maio, tiveram lugar na EBT ações de sensibilização subordinadas ao tema Plano de Segurança Interno - Medidas de Autoproteção, destinadas a alunos, assistentes operacionais e professores. As sessões com alunos delegados e subdelegados das turmas foram dinamizadas pelas encarregadas de educação Ana Suspiro e Margarida Pedrosa, as quais integram este projeto. Tendo em vista a sensibilização da comunidade escolar, foi desenvolvido o folheto informativo que aqui se apresenta.

Sessao prevencaoEBT

 


Orçamento participativo

Resultado Votações dos Projetos

  • EBT
    • “Rádio EBT”, com 199 votos a favor
  • ESVF
    • “Mãos à Horta com Arte” – 162 votos a favor
  • EBSV
    • “Rádio Escolar” – 36 votos a favor
    • “Pouco a Pouco” – 30 votos a favor

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

A Escola Básica de Telheiras ficou em 4º lugar, na modalidade Avanço (2º ciclo), através do aluno Mateus, no 13º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, realizado em Guimarães no dia 24 de Março de 2017. O Clube Matemática à Solta promoveu um Torneio Interno onde foram selecionados os 6 alunos presentes na Final do CNJM13 (3 de cada ciclo). 

JogosMatematicos JogosMatematicos

Orçamento Participativo

Estabelecimento Escolar Projeto
EB S. Vicente Rádio Escolar
Pouco a Pouco
EB Telheiras Rádio EBT
ES Vergílio Ferreira Mãos à Horta com Arte - MAHCARTE

 O(s) Projeto(s) do Orçamento Participativo irão a votação, em cada Escola, no dia 24 de março de 2017 - DIA DO ESTUDANTE.


Clube DELF

O “Club DELF” cresceu!... Este ano, está a funcionar em três escolas (EBSV, EBT e ESVF) com cerca de 60 alunos, de 8º, 9º e 10º anos, que se preparam para realizar o exame DELF, no próximo mês de maio. O DELF (DIPLOME D’ÉTUDES EN LANGUE FRANÇAISE) é um diploma do Ministério da Educação Francês que certifica as competências naquele idioma. As inscrições para a prova são feitas junto das professoras de Francês até 10 de março, mediante mediante o pagamento de 30€ ou 33€ – níveis A2 e B1, respetivamente. Se ainda não fizeram a vossa inscrição, não percam tempo! E mesmo que não pensem vir a fazer o exame, são bem-vindos ao “Club DELF”, para aperfeiçoar o vosso Francês. As sessões realizam-se semanalmente: informem-se.

Mais dados em : http://www.alliancefr.pt/af/lisboa/diplomas/delf-dalf


Orçamento participativo - Procedimentos

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Consulte os documentos abaixo para saber mais:

 


Atelier de Língua Gestual Portuguesa

 

atelier lgp Todos os alunos da EB S. Vicente e da EB de Telheiras interessados em conhecer a Língua Gestual Portuguesa podem fazê-lo frequentando o atelier de LGP. As inscrições da EB S Vicente e da EB de Telheiras encontram-se em aberto até dia 4 de abril de 2017 e são limitadas ao número de vagas de existentes.

 


Literacia 3D

Algumas turmas do 5º, 6º e 7º anos do nosso agrupamento participaram neste desafio, no âmbito da literacia da Leitura, da Matemática e da Ciência. 4 alunos passaram à fase seguinte e vão estar presentes no dia 8 de março na 2ª fase do projeto, fase distrital.

Aos professores e aos alunos dos 5º 6ª de SV, do 6º 6ª da EBT e dos 7º 3ª e 7º 4ª da EBT os nossos parabéns.


Sessão de Internet Segura

Para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, decorre na próxima terça-feira (dia 7 de fevereiro) pelas 18h, na Biblioteca da EBT, uma sessão de sensibilização destinada a pais e encarregados de educação, dinamizada pela Microsoft, com o objetivo de transmitir as mensagens mais relevantes no âmbito da segurança online. A inscrição é gratuita mas carece de confirmação para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Dia de Vergílio Ferreira

programaDiaAgrupamento2 No dia 30 de janeiro comemora-se o nosso patrono, Vergílio Ferreira, com várias atividades nas escolas do nosso agrupamento. Pode consultá-las clicando na imagem.

Vila de Natal EBT

festaDeNatal EBT

No dia 17 de dezembro, entre as 15h e as 19h, irá realizar-se a Vila de Natal no recinto da Escola Básica de Telheiras.
O objetivo é angariar fundos para uma viagem comemorativa da finalização do 9º ano para os alunos da nossa escola. Esta celebração com tema natalício terá do dispor várias atividades, concertos, comércio e alimentação.
A escola estará aberta a todos (pais, alunos, professores), contudo, será necessário pagar a entrada.

Contamos com a sua presença,
Os Alunos do 9º Ano da Escola Básica de Telheiras


Boas Festas

A Escola Básica de Telheiras deseja boas festas a toda a comunidade escolar.


Eleição dos Representantes dos Alunos

no Conselho Geral 2016-2018

Todos os Delegados e Subdelegados das Turmas do 5º ao 12º ano do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira estão convocados para. no dia 12 de dezembro das 09:45h às 10:05h, das 11.35h às 11.50h e das 13:20 às 13:30, procederem à eleição dos dois Representantes dos Alunos no Conselho Geral -2016-2018 deste Agrupamento nos seguintes locais:

  • Escola Básica de São Vicente – Telheiras, no Átrio da Entrada da escola
  • Escola Básica de Telheiras, no Átrio da Entrada da escola.
  • Escola Secundária de Vergílio Ferreira, no Átrio do Bloco EN.

Podem ainda consultar as informações relativas à lista única de candidatos e à convocatória.


Projetos

Projeto de Promoção e Educação para a Saúde

Pode consultar aqui as várias ações promovidas pela equipa deste Projeto

Jornal EREBAS

A Escola Secundária de Vergílio Ferreira faz parte da rede EREBAS (Escola de Referencia de Educação de Alunos Surdos) , a equipa de docentes responsável por esta área dinamiza um jornal escolar.

Clube de Matemática à solta

Objectivos

  • Ocupar de forma educativa os tempos livres dos alunos;
  • Tornar a Matemática mais atrativa;
  • Dar a conhecer a Matemática de uma forma lúdica;
  • Desenvolver o gosto pela Matemática;
  • Desenvolver hábitos de trabalho;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e de cooperação;
  • Exercitar e desenvolver o raciocínio e o pensamento científico;
  • Desenvolver a capacidade de resolver problemas;
  • Promover uma cultura de excelência, mas não de elitismo, através de atividades de resolução de problemas, desenvolvimento do raciocínio matemático e comunicação matemática relacionadas com as Olimpíadas de Matemática e com os Campeonatos Nacionais de Jogos de Matemática.

Actividades

  • Jogos diversos;
  • Passatempos;
  • Enigmas;
  • Quebra-cabeças;
  • Pequena Oficina;
  • Blogue do Clube "Matemática à Solta", existente desde 2009, da responsabilidade da professora dinamizadora do Clube, de divulgação das Actividades, Curiosidades matemáticas, promoção do Clube e dos Jogos e Campeonatos Matemáticos que a Escola se encontra envolvida, a nível local ou nacional.

Localização e funcionamento

O Clube de Matemática funciona na sala CRE2 da Escola Básica de Telheiras , anexa à Biblioteca Escolar, em 2 tempos de 45 minutos semanais:

  • 4ª feira - 12:35 - 13:20
  • 6ª feira - 11:50 - 12: 35.

As inscrições podem ser realizadas no próprio local, no horário do Clube.


  • 1
  • 2