Consultório Linguístico nº12 - 2022/2023
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O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possam beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Pelo segundo ano consecutivo, o OPE será tematicamente direcionado para a inclusão e configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possam beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Pelo segundo ano consecutivo, o OPE será tematicamente direcionado para a inclusão e configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.
Semana da Alimentação no JI Horta Nova
Decorreu nos dia 12 e 13 de outubro na Escola Secundária Vergílio Ferreira uma exposição em parceria com a Beltrão Coelho subordinada ao tema "Ambientes Inovadores de Aprendizagem" onde os alunos do Agrupamento puderam experienciar atividades de realidade virtual e impressão 3D em ambientes inovadores.
A exposição decorreu no âmbito dos Centros Tecnológicos Especializados e dos Clubes de Ciência Viva.
Para o reembolso dos cadernos de atividade do Ensino Básico, a fatura deverá ser pedida em nome do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira (NIF 600085201) e entregue o original na Secretaria até ao dia 30 de Dezembro de 2022 junto com o formulário abaixo.
Os alunos das turmas 11º4ª e 11º5ª participaram numa visita de estudo ao CERN (Genebra) no âmbito das DAC.
Durante o terceiro período, o Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira participou com sete alunos no campeonato SuperTmatik Cálculo Mental 2022, e com um aluno no campeonato SuperTmatik Quiz 2022, tendo obtido os seguintes resultados:
Os professores de Matemática do Agrupamento agradecem e felicitam todos os participantes pelo seu desempenho e motivação, assim como pela gratificante alegria que nos deram.
Parabéns a TODOS!
Este Projeto de Escola foi desenvolvido articulação JI/1º ciclo no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e da Oferta Complementar (Educação para a Cidadania - Domínio da Saúde). As farmacêuticas Dra. Joana Silva e Dra. Sara Matroca, da Farmácia Nova de Telheiras, vieram ao auditório da EBSV falar sobre a "Exposição Solar e Cuidados a ter com o Sol", nomeadamente a importância do uso de protetores solares para proteger dos malefícios do Sol, entre outros cuidados que devemos ter.
O ano a terminar, com diplomas a entregar!
No dia 31 de maio, foi dinamizada a palestra "A diferença entre nós", dirigida aos alunos do ensino secundário, que contou com a presença de dois oradores, Maria Manuel Salgado, professora com deficiência auditiva, e Jorge Pina, atleta com deficiência visual.
Foi promovida por um grupo de docentes de educação especial e pela Direção do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira e desenvolveu-se em parceria com uma ONG que atua na área da deficiência (O Dom Maior).
O objetivo era fomentar nos jovens uma atitude de respeito para com a diferença, pois acreditamos no enorme potencial dos jovens enquanto agentes de mudança e pensamos que a escola tem um papel fundamental para proporcionar ações que promovam e sensibilizem para a equidade, empatia, respeito e oportunidade.
Um agradecimento muito especial à diretora do Agrupamento, aos oradores, Maria Manuel Salgado e Jorge Pina, pelo seu testemunho tão valioso para todos, à ONG "O Dom Maior", aos intérpretes de Língua Gestual e aos professores e alunos que assistiram, pois, sem estes, a atividade não teria tido o mesmo impacto.