Atividades

Reembolso de fichas/cadernos de atividade 2022/2023

Para o reembolso dos cadernos de atividade do Ensino Básico, a fatura deverá ser pedida em nome do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira (NIF 600085201) e entregue o original na Secretaria até ao dia 30 de Dezembro de 2022 junto com o formulário abaixo.

  • Última atualização em .

Resultados SuperTmatik

Durante o terceiro período, o Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira participou com sete alunos no campeonato SuperTmatik Cálculo Mental 2022, e com um aluno no campeonato SuperTmatik Quiz 2022, tendo obtido os seguintes resultados:

  • Ian Ferrolho, da Escola Básica de São Vicente, concluiu a sua participação no escalão 7ºCM do Campeonato superTmatik Cálculo Mental 2022, na posição nº 15 do Ranking, entre um total de 52290 alunos participantes.
  • Gabriel Ferrolho, da Escola Básica de São Vicente, concluiu a sua participação no escalão 7ºCM do Campeonato superTmatik Cálculo Mental 2022, na posição nº 34 do Ranking, entre um total de 52290 alunos participantes.
  • Patrícia Lameira, da Escola Básica de Telheiras, concluiu a sua participação no 7° CM do Campeonato superTmatik Cálculo Mental 2022, na posição nº 36 do Ranking, entre um total de 52290 alunos participantes.
  • Salvador Brando, da Escola Básica de Telheiras, concluiu a sua participação no 7° CM do Campeonato superTmatik Cálculo Mental 2022, na posição nº 165 do Ranking, entre um total de 52290 alunos participantes.
  • Rita Martins da Escola Secundária Vergílio Ferreira, concluiu a sua participação no escalão 8ºCM do Campeonato superTmatik Cálculo Mental 2022, na posição nº 167 do Ranking, entre um total de 41720 alunos participantes.
  • Francisca Pereira da Escola Básica de São Vicente, concluiu a sua participação no escalão 9ºCM do Campeonato superTmatik Cálculo Mental 2022, na posição nº 117 do Ranking, entre um total de 47950 alunos participantes.
  • Helena Mourinha, da Escola Básica de Telheiras, concluiu a sua participação no 9° CM do do Campeonato superTmatik Cálculo Mental 2022, na posição nº 34 do Ranking, entre um total de 47950 alunos participantes.
  • Rita Martins da Escola Secundária Vergílio Ferreira, concluiu a sua participação no campeonato SuperTmatik Quiz Matemática 2022, em 13º lugar entre um total de 7200 alunos participantes.

Os professores de Matemática do Agrupamento agradecem e felicitam todos os participantes pelo seu desempenho e motivação, assim como pela gratificante alegria que nos deram.

Parabéns a TODOS!

  • Última atualização em .

Exposição Solar e Cuidados a ter com o Sol

Este Projeto de Escola foi desenvolvido articulação JI/1º ciclo no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e da Oferta Complementar (Educação para a Cidadania - Domínio da Saúde). As farmacêuticas Dra. Joana Silva e Dra. Sara Matroca, da Farmácia Nova de Telheiras, vieram ao auditório da EBSV falar sobre a "Exposição Solar e Cuidados a ter com o Sol", nomeadamente a importância do uso de protetores solares para proteger dos malefícios do Sol, entre outros cuidados que devemos ter. 

  • Última atualização em .

A diferença entre nós

No dia 31 de maio, foi dinamizada a palestra "A diferença entre nós", dirigida aos alunos do ensino secundário, que contou com a presença de dois oradores, Maria Manuel Salgado, professora com deficiência auditiva, e Jorge Pina, atleta com deficiência visual.

Foi promovida por um grupo de docentes de educação especial e pela Direção do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira e desenvolveu-se em parceria com uma ONG que atua na área da deficiência (O Dom Maior).

O objetivo era fomentar nos jovens uma atitude de respeito para com a diferença, pois acreditamos no enorme potencial dos jovens enquanto agentes de mudança e pensamos que a escola tem um papel fundamental para proporcionar ações que promovam e sensibilizem para a equidade, empatia, respeito e  oportunidade.

Um agradecimento muito especial  à diretora do Agrupamento, aos oradores, Maria Manuel Salgado e Jorge Pina, pelo seu testemunho tão valioso para todos, à ONG "O Dom Maior", aos intérpretes de Língua Gestual e aos professores e alunos que assistiram,  pois, sem estes, a atividade não teria tido o mesmo impacto. 

     

 

  • Última atualização em .

Assembleia das Crianças das freguesias de Lisboa

Projeto dar Voz às Crianças

A Assembleia das Crianças de Lisboa resulta de uma parceria entre a Assembleia Municipal, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as Escolas da cidade de Lisboa, para constituir um órgão consultivo, informal, que reúne duas crianças de cada uma das vinte e quatro freguesias da cidade, um rapaz e uma rapariga, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade, para se pronunciarem sobre as políticas públicas que envolvem as criança, nomeadamente, na área da educação, desporto, habitação, espaço público, cultura, segurança, etc.

A Junta de Freguesia de Carnide foi representada pelos alunos Maria Helena Matos (4.º 2.ª) da Escola Básica da Luz-Carnide e pelo aluno Tomás Marques da Escola Básica Aida Vieira.

  • Última atualização em .

“O Principezinho”, de Antoine Saint-Exúpery

Os alunos da sala F104 trabalharam, em conjunto com as Professoras Isabel do Carmo e Ana Trigo, a conhecida obra de Antoine Saint-Exúpery, “O Principezinho”, no âmbito do atelier dos sentimentos. No final foi elaborado um painel onde constam algumas figuras alusivas e as famosas frases.

 principezinho 01  principezinho 01  principezinho 01

 

  • Última atualização em .

Novas cores na EBT

A Escola Básica de Telheiras, vem por este meio agradecer à Leroy Merlin da Alta de Lisboa a generosa doação de tintas e matérias de pintura, que nos permitiram recuperar os espaços exteriores, gerando ambientes mais coloridos e atrativos para os nossos alunos.

Numa escola que acusa o peso dos anos foi assim possível, com a colaboração dos nossos alunos finalistas do 9.º 1, 9.º 2 e 9.º 4, dar novas cores aos espaços de convívio exterior, papeleiras e bebedouros.

O nosso sincero agradecimento à Leroy Merlin da Alta de Lisboa e ao seu Diretor de Loja, Gil Dias, que tivemos o prazer de receber neste animado dia de pinturas!

Muito obrigada a todos!

 

 novasCoresEBT 05  novasCoresEBT 06
 novasCoresEBT 03  novasCoresEBT 04

 

  • Última atualização em .

Terminou o torneio interturmas - Vergílio Cup

O torneio Vergílio Cup começou a 13 de janeiro. Após seis meses e precisamente 77 jogos depois, por fim terminou.
Contra algumas expectativas e com muito esforço envolvido foi possível realizar, na sua totalidade, um torneio ao longo do ano onde as 31 equipas inscritas, 24 de secundário e 7 de básico, disputaram em vários jogos um lugar nas finais de secundário e básico, respetivamente.
Foi um torneio transversal a todos os anos, tendo sido inscritos um total de 260 alunos enquanto jogadores. No total, foram marcados 644 golos.
Do torneio de secundário saiu vencedor o 12º1ª e do de básico o 9º2ª.
Só me resta agradecer a participação dos jogadores, o assíduo acompanhamento de quem assistia aos jogos e a contribuição de quem colaborou para o sucesso deste torneio, alunos e professores.
 
Pedro Sequeira
Presidente da Associação de Estudantes (organização do torneio)
 vergilioCup 02  vergilioCup 02  vergilioCup 02
  • Última atualização em .

Sessões sobre Saúde Oral

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde,decorreram no dia sete de junho na Escola Secundária Vergílio Ferreira duas sessões de sensibilização sobre saúde oral, para as turmas 2ª e 3ª do oitavo ano. No próximo dia catorze irão decorrer as outras duas sessões, para as turmas do 1ª e 4ª também do oitavo ano.
As sessões realizaram-se  com a colaboração do Centro de Saúde de Sete Rios, que trabalha em parceria com o nosso Agrupamento.
Foram também entregues aos alunos os respectivos cheques dentista.
saudeOral 02
 
  • Última atualização em .

Projeto Abraçar a Inclusão

No âmbito do projeto "Abraçar a inclusão", as colegas de Educação Especial do domínio cognitivo motor (Liliana Ferreira) e visão (Gorete Barros) dinamizaram várias atividades  lúdicas que sensibilizaram para as diferentes dificuldades (motoras, cognitivas, comunicação, visão e audição).

 

O objetivo desta atividade é não só fomentar nas crianças a consciência de que a diferença está presente em todos nós, como contribuir para a formação de futuros adultos capazes de tornar a nossa sociedade mais equitativa.

Um agradecimento especial à professora Maria João Sequeira do  2º. 2.ª por inscrever a sua turma nesta atividade e ao Colégio Helen Keller por ceder as bengalas (dirigidas a pessoas com deficiência visual), pois, sem estas, a atividade não teria tido o mesmo impacto nas crianças.

   
 

 

  • Última atualização em .

Convivio Ténis de Mesa AEVF

No passado dia 27 de abril (4ª feira) decorreu  o último encontro da Modalidade de Ténis de Mesa enquadrada no âmbito do Desporto Escolar. Este encontro realizou-se na Escola Secundária Eça de Queirós e estiveram representadas todas as escolas / agrupamentos de Lisboa Cidade.

A participação do nosso agrupamento foi muito positiva não só por ter propiciado excelentes momentos de convívio, mas também por os alunos / atletas terem alcançado excelentes resultados desportivos. A nossa participação ocorreu em 3 escalões, Infantil A, Infantil B e Iniciados mas foi mais representativa nos dois primeiros e para além dos alunos abaixo referidos, que se destacaram no pódio, todos os outros tiveram classificações meritórias.

Resultados:

  • Infantil A:
    • Guilherme Mendes- 1º Classificado masculino
    • Teresa Luz- 3º Classificada feminina
  • Infantil B:
    • Ian Ferrolho- 1º Classificado masculino
    • Gabriel Ferrolho- 2º Classificado masculino

 

  • Última atualização em .

Sessões Integradas no âmbito do PNEP

No âmbito do Programa Nacional de Educação pelos Pares, e com o apoio da Fundação Portuguesa "A Comunidade contra a Sida", decorreram em algumas turmas do oitavo  e do nono ano respectivamente,  várias sessões referentes à temática da SIDA e das Infeções Sexualmente Transmissíveis. Estas sessões realizaram-se nas aulas de Cidadania das respetivas turmas, durante várias semanas.
Obrigada ao CAOJ e a toda a sua equipa, bem como a todos os professores e alunos que tornaram possível a sua realização.
No próximo ano letivo o Agrupamento irá dar continuidade ao referido projeto que se revelou de extrema importância para a comunidade escolar.
 
Esta atividade foi realizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde.
 
A Coordenadora do PES
Ana Sofia Pereira
  • Última atualização em .

IST

No âmbito da disciplina de Física e Química, os alunos do 11º3 passaram a tarde em visita de estudo ao Instituto Superior Técnico.

  • Última atualização em .