Skip to main content

Parlamento dos Jovens - Escola Básica de Telheiras

A Escola Básica de Telheiras, do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, participou pela primeira vez no programa Parlamento dos Jovens, sendo a temática proposta para o presente ano letivo subordinada à Saúde Mental. As várias fases do processo foram pautadas pelo interesse, envolvimento e motivação dos jovens estudantes.

 

 

Quando o projeto foi apresentado na Escola, o tema da Saúde Mental começou a ser trabalhado pelos alunos do 9.º ano nas aulas de Cidadania e sessões de História. No dia 11 de janeiro de 2023, pelas 11:45, alunos do ensino básico e secundário também tiveram oportunidade de participar numa sessão de informação sobre Saúde Mental, dinamizada por professores e pelas convidadas: Dra. Rita Teixeira - Médica Pedopsiquiatra e pelas Dra. Olga Valentim e Dra. Lídia Moutinho - Professoras Adjuntas da ESEL. Paralelamente, no Ensino Básico, constituíram-se pelas quatro listas candidatas - M, N, O e V - compostas por alunos do 9.º ano de escolaridade, que formularam medidas sobre o tema e respetivos argumentos.

fig0

No dia 16 de janeiro de 2023, pelas 15:00, no auditório Manuela Esperança da ESVF, todas as listas candidatas do ensino básico e secundário participaram numa sessão de esclarecimento sobre o projeto Parlamento dos Jovens, dinamizada pelos professores coordenadores, na qual se falou de Democracia, Liberdade e Saúde Mental !

A 20 de janeiro de 2023, as listas candidatas iniciaram a sua campanha eleitoral, que decorreu durante os intervalos entre as aulas bem como através das páginas de Instagram criadas para divulgação do projeto. Nesta fase, pautada por muita animação e entusiasmo, a comunidade educativa foi envolvida em vários desafios, convívios e reflexões.

No dia 23 de janeiro, entre as 9:30 e as 11:00, teve lugar o Debate entre as listas candidatas, para apresentação e discussão de medidas. O diálogo entre as listas foi construtivo, fundamentado e estabelecido num clima de civismo:

fig2  fig3

 

No dia 25 de janeiro de 2023, teve lugar o Ato Eleitoral do Ensino Básico para eleição dos deputados à Sessão Escolar decorreu com civismo e cumprimento das normas inerentes à atividade. Dos 578 eleitores de 2.º e 3.º Ciclos inscritos, votaram 545 alunos, apurando-se 6 votos brancos e 22 votos nulos. Os resultados obtidos por cada lista foram os seguintes:

Lista M: …96  ------   Número de mandatos obtidos: … 6

Lista N: …193 ------- Número de mandatos obtidos: … 10

Lista O: …122 ------- Número de mandatos obtidos: … 8

Lista V: …106 -------  Número de mandatos obtidos: … 7

A caminhada inerente à primeira fase do projeto Parlamento dos Jovens culminou na Sessão Escolar, que decorreu no dia 30 de janeiro, pelas 14:30, de forma ativa e empenhada. Os jovens deputados apresentaram, debateram e votaram nas propostas que integram o Projeto de Recomendação da escola à Sessão Distrital. Também procederam à eleição dos deputados e do candidato à Presidência da Mesa da Sessão Distrital, a saber:

Deputado efetivo – João Afonso S. P. G. Calado

Deputado efetivo – Maria Victória A. F. Vieira

Deputado suplente – Joana Nascimento D. D. Aguiar

Candidata à presidência da Mesa da Sessão Distrital – Elyane Albertina B. D. E. Santo

Parabéns a todos os participantes! 

fig4

EB Telheiras

  • Criado em .
  • Última atualização em .