Notícias

Eleições para o Conselho Geral

 

Convocatória da Assembleia Eleitoral do pessoal docente, pessoal não docente e alunos (delegados e subdelegados) para o dia 5 de junho de 2018.

Estão disponíveis as listas candidatas sujeitas a votação no próximo dia 5 de Junho, pelos respetivos corpos eleitorais (todos os docentes, não docentes e alunos delegados e subdelegados).
Encontra-se igualmente disponível o calendário eleitoral nas respetivas convocatórias.

 


Riscos e ameaças no pós-Guerra Fria

 

Em 2 de março de 2018 realizou-se uma iniciativa junto de alunos do ensino secundário no âmbito da implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, inserida num conjunto de eventos promovidos pelo Instituto da Defesa Nacional e pelo Agrupamento de Escolas Virgílio Ferreira, de Lisboa.

Mais de 50 alunos do 12º ano tiveram oportunidade de conhecer as atribuições e algumas das actividades desenvolvidas pelo Instituto no âmbito da divulgação junto da sociedade, neste caso com especial enfoque na reflexão das camadas mais jovens sobre questões de Segurança e Defesa, bem como, de participar no debate que se seguiu à palestra sobre "Riscos e Ameaças no período pós-Guerra Fria", proferida pelo professor doutor Bruno Cardoso Reis.

 

 

 


Matrículas

para o ano letivo 2018-19


Processo Eleitoral Conselho Geral AEVF 2018-2022

 

Informa-se a população escolar de todo o Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira de que se vai proceder à constituição de um novo Conselho Geral 2018-2022 deste Agrupamento.

Assim, disponibiliza-se neste sítio o calendário do processo eleitoral, com a constituição das listas, e os formulários para apresentação de listas e candidaturas. Aconselha-se a consulta do Decreto-Lei nº. 137-2012 de 2 de Julho e o Regulamento Interno do AEVF, para qualquer esclarecimento sobre o processo.

A Presidente do Conselho Geral

HelenaMarques

 


Avaliações do 2º período

Os Encarregados de Educação podem aceder ao portal da aplicação Inovar para consultar as avaliações.


Vacinação - sarampo

 

"A vacinação de acordo com o Programa Nacional de Vacinação é a principal medida de prevenção, é gratuita e está disponível para todas as pessoas presentes em Portugal."

O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas.

Importa assim garantir que toda a comunidade escolar esteja informada e alerta sobre os cuidados a ter.

Neste sentido a Direção-Geral da Saúde informa:

  1. Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal;
  2. O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde 4 dias antes 4 dias depois do aparecimento da erupção cutânea;
  3. Assim, recomenda-se:
    • Verifique o seu boletim de vacinas; se necessário vacine-se e vacine os seus;
    • Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas ligue para o SNS24 - 808 24 24 24;
    • Se tem sintomas sugestivos de sarampo evite o contacto com outros e ligue para o SNS 24 - 808 24 24 24;
  4. Em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso;
  5. As pessoas que já tiveram sarampo estão imunizadas e não voltarão a ter a doença.
  6. Poderá recorrer a materiais de divulgação em https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/sarampo1/materiais-de-divulgacao.aspx
  7. Link para vídeo sobre sarampo https://youtu.be/1_NTw6rw0o0
  8. Para mais informações sobre sarampo, consulte o site da Direção-Geral da Saúde, em https://www.dgs.pt/saude-publica1/sarampo.aspx>.

 


Liberdade, Filosofia e Política

 “Liberdade, Filosofia e Política” foi o título do primeiro encontro promovido por Francisco Costa, aluno do 12º 7ª, no âmbito do Núcleo Estudantil para a Filosofia e Atualidade (NEFA) da nossa escola. A sessão teve lugar no Auditório II, no dia 26 de Fevereiro.

Num primeiro momento, o aluno apresentou o NEFA, uma ideia sua cujo objetivo será a divulgação e discussão, como o nome indica, de situações atuais à luz dos grandes temas filosóficos.
O tema escolhido para este dia foi a “Liberdade” enquanto conceito filosófico-político. Daí que o aluno tenha começado por esclarecer diferentes conceções filosóficas do conceito. Em relação ao seu cruzamento com o domínio da política, depois de uma pequena apresentação do pensamento de Noam Chomsky, a cargo do professor Francisco Oliveira, que o integrou na tradição iluminista, foi algo que se tornou evidente ao longo de toda a sessão. Sobretudo no final, no debate que se seguiu ao visionamento de “O papel do estado numa sociedade livre”, uma palestra por Milton Friedman. 

NEFA1 NEFA2

 

 


Voluntariado

Ação de voluntariado do 11º4 na Quinta do Fundo em Tábua, para a replantação de mirtilos, após os incêndios de 15/10/17.

Pré-requisitos

 

CIRCULAR Nº 6

PRÉ REQUISITOS

Avisam-se os alunos do 12º ano que a inscrição para a realização da avaliação dos pré-requisitos decorre de 19 de fevereiro a 9 de março de 2018 (Para mais informação, ir a dges.gov.pt).

ESVF, Lisboa, 23 de fevereiro de 2018.

O Diretor
Anselmo Jorge

 


Hey!

hey2


Inscrições para Exames do Ensino Secundário 2018

 2ª e 3ª feira, dias 19 e 20 de fevereiro - os impressos podem ser adquiridos na secretaria.

4ª a 4ª feira, 21 a 28 de fevereiro - entrega dos boletins de inscrição na secretaria, segundo a seguinte calendarização:

  • 4ª, 5ª e 6ª feira - turmas de Ciências e Tecnologias
  • 2ª feira - turmas de Socioeconómicas
  • 3ª feira - turmas de Línguas e Humanidades
  • 4ª feira - turma de Artes Visuais

Já estão disponíveis para consulta no menu exames o guia de exames 2018 e o regulamento das provas .


Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

 

A Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário realizou-se no dia 25 de janeiro.
Nesta sessão foram escolhidos dois alunos que serão os deputados que representarão a Escola na Sessão Distrital que se realizará no dia 20 de fevereiro.

 

ParlJovem01 ParlJovem02 ParlJovem03