Atividades

Riscos e ameaças no pós-Guerra Fria

 

Em 2 de março de 2018 realizou-se uma iniciativa junto de alunos do ensino secundário no âmbito da implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, inserida num conjunto de eventos promovidos pelo Instituto da Defesa Nacional e pelo Agrupamento de Escolas Virgílio Ferreira, de Lisboa.

Mais de 50 alunos do 12º ano tiveram oportunidade de conhecer as atribuições e algumas das actividades desenvolvidas pelo Instituto no âmbito da divulgação junto da sociedade, neste caso com especial enfoque na reflexão das camadas mais jovens sobre questões de Segurança e Defesa, bem como, de participar no debate que se seguiu à palestra sobre "Riscos e Ameaças no período pós-Guerra Fria", proferida pelo professor doutor Bruno Cardoso Reis.

 

 

 


Visita à Base Aérea nº6

Cerca de 50 alunos da Escola Secundária Virgílio Ferreira  visitaram esta manhã a Base Aérea N6 da Força Aérea Portuguesa, no âmbito da implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’. Nesta visita de estudo, os alunos tomaram contacto com meios operacionais desta base, obtendo assim conhecimentos que contribuem para a reflexão sobre matérias de Segurança e Defesa.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1786140511406628&id=176977188989643

 


Liberdade, Filosofia e Política

 “Liberdade, Filosofia e Política” foi o título do primeiro encontro promovido por Francisco Costa, aluno do 12º 7ª, no âmbito do Núcleo Estudantil para a Filosofia e Atualidade (NEFA) da nossa escola. A sessão teve lugar no Auditório II, no dia 26 de Fevereiro.

Num primeiro momento, o aluno apresentou o NEFA, uma ideia sua cujo objetivo será a divulgação e discussão, como o nome indica, de situações atuais à luz dos grandes temas filosóficos.
O tema escolhido para este dia foi a “Liberdade” enquanto conceito filosófico-político. Daí que o aluno tenha começado por esclarecer diferentes conceções filosóficas do conceito. Em relação ao seu cruzamento com o domínio da política, depois de uma pequena apresentação do pensamento de Noam Chomsky, a cargo do professor Francisco Oliveira, que o integrou na tradição iluminista, foi algo que se tornou evidente ao longo de toda a sessão. Sobretudo no final, no debate que se seguiu ao visionamento de “O papel do estado numa sociedade livre”, uma palestra por Milton Friedman. 

NEFA1 NEFA2

 

 


Voluntariado

Ação de voluntariado do 11º4 na Quinta do Fundo em Tábua, para a replantação de mirtilos, após os incêndios de 15/10/17.

Hey!

hey2


Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

 

A Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário realizou-se no dia 25 de janeiro.
Nesta sessão foram escolhidos dois alunos que serão os deputados que representarão a Escola na Sessão Distrital que se realizará no dia 20 de fevereiro.

 

ParlJovem01 ParlJovem02 ParlJovem03

 

 


15.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “CIÊNCIA NA ESCOLA”

No âmbito da 15.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “CIÊNCIA NA ESCOLA”, decorreu no passado dia 17 de Janeiro de 2018 na Escola Secundária Eça de Queirós em Lisboa, a cerimónia de entrega do Prémio de desenvolvimento, aos projetos selecionados, com a presença do próprio Engº Ilídio Pinho.
Os projetos a concurso demonstraram as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos.
O Projeto FÁRMACO - ALIMENTOS dos alunos Mariana Gouveira, Mariana Gonçalves, Mariana Marques e Miguel César do 12º1 da Escola Secundária de Vergílio Ferreira foi selecionado para desenvolvimento, facto que registamos com muito apreço.
As fases que se seguem serão de muito trabalho, no estudo, desenvolvimento e concepção do produto final que deverá de estar concluído em 18 de Maio de 2018, sabendo-se então se farão parte da mostra final dos 100 melhores projetos nacionais.
Boa sorte, muito trabalho e muito empenho é o que desejamos a toda a equipa envolvida.

 

FIP FIP FIP

 


Orçamento participativo da Escola - 2018

 

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Consulte os documentos abaixo para saber mais:

 


Projetos

Projeto de Promoção e Educação para a Saúde

Pode consultar aqui as várias ações promovidas pela equipa deste Projeto

Jornal EREBAS

A Escola Secundária de Vergílio Ferreira faz parte da rede EREBAS (Escola de Referencia de Educação de Alunos Surdos) , a equipa de docentes responsável por esta área dinamiza um jornal escolar.

Projeto Ciências Experimentais no 1º ciclo

Pode consultar aqui as várias ações promovidas pela equipa deste Projeto

Clube de Matemática à solta

Objectivos

  • Ocupar de forma educativa os tempos livres dos alunos;
  • Tornar a Matemática mais atrativa;
  • Dar a conhecer a Matemática de uma forma lúdica;
  • Desenvolver o gosto pela Matemática;
  • Desenvolver hábitos de trabalho;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e de cooperação;
  • Exercitar e desenvolver o raciocínio e o pensamento científico;
  • Desenvolver a capacidade de resolver problemas;
  • Promover uma cultura de excelência, mas não de elitismo, através de atividades de resolução de problemas, desenvolvimento do raciocínio matemático e comunicação matemática relacionadas com as Olimpíadas de Matemática e com os Campeonatos Nacionais de Jogos de Matemática.

Actividades

  • Jogos diversos;
  • Passatempos;
  • Enigmas;
  • Quebra-cabeças;
  • Pequena Oficina;
  • Blogue do Clube "Matemática à Solta", existente desde 2009, da responsabilidade da professora dinamizadora do Clube, de divulgação das Actividades, Curiosidades matemáticas, promoção do Clube e dos Jogos e Campeonatos Matemáticos que a Escola se encontra envolvida, a nível local ou nacional.

Localização e funcionamento

O Clube de Matemática funciona na sala CRE2 da Escola Básica de Telheiras , anexa à Biblioteca Escolar, em 2 tempos de 45 minutos semanais:

  • 4ª feira - 12:35 - 13:20
  • 6ª feira - 11:50 - 12: 35.

As inscrições podem ser realizadas no próprio local, no horário do Clube.


Projeto justiça para todos

justicaTodos2

Nos dia 15 de dezembro 2017 e 10 de janeiro 2018 alunos das turmas 11º 1, 11º 2 e 11º 6 da Escola Secundária Vergílio Ferreira efetuaram a sessão final do Projeto Justiça para Todos no Campus da Justiça em Lisboa com a simulação de um julgamento de um caso de homicídio escolhido pelos alunos, presidido pela Exma. Sra. Juíza de Direito Anabela Rocha e na qual desempenharam os papéis de advogados, assistentes da acusação, procuradores, psiquiatra, arguidos e testemunhas, tendo podido compreender concretamente como se faz Justiça e em que consiste a Justiça no âmbito do Direito em Portugal.

justicaTodos1

Os alunos empenharam-se na preparação e realização deste projeto, importante em termos de Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos, considerando que esta foi uma experiência enriquecedora para a sua aprendizagem e também divertida, diferente e inovadora como forma de aprendizagem prática deste Valor e Direito Humano fundamental que é a Justiça. A professora responsável e os alunos agradecem também a grande disponibilidade manifestada na fase de preparação do processo e todos os ensinamentos informais na sessão do julgamento prestados pela Exma. Sra. Juíza Anabela Rocha que nos deram uma visão mais próxima e informada sobre o modo de fazer justiça em Portugal.


Sementes para Tábua

As turmas do 10º8 e do 11º4 participaram no projeto Vamos dar Vida ao Verde, enviando sementes aos alunos do Agrupamento de Escolas de Tábua contribuido para a reflorestação dos solos.